Blog

05 de Agosto de 2016
Avaliação:

O Despertar da Literatura na Primeira Infância

 

Os livros encantam á todos, eles têm este poder de nos levar para um espaço onde a fantasia pode ser vivida sem restrições e a criança pequena precisa ser apresentada para este universo.

Quando o adulto coloca a criança em contato com os livros ele alimenta o seu repertório oral e de maneira gradativa ela é inserida no universo letrado.
 

Despertar o interesse pela leitura não é uma tarefa difícil, as crianças facilmente se envolvem com os textos lidos pelos adultos, com os enredos e fantasiam suas histórias tornando-se protagonistas destes conhecimentos.


Quem nunca ouviu a seguinte fala: ‘’Eu não gosto de ler!’’ e neste momento convido você leitor para conversarmos sobre como poderíamos mostrar para esta criança que a leitura é prazerosa?

No decorrer da trajetória escolar diversos portadores de textos serão introduzidos e se está criança desenvolver o hábito da leitura prazerosa desde os primeiros anos de vida, este processo acontecerá naturalmente e a leitura fará parte da sua rotina, ela provavelmente descobrirá nos livros um mundo fantasioso, criativo e se interessará por eles, deixando de ler por obrigação e se envolvendo com este processo.

Claro que neste cenário a escola exerce um papel fundamental, porém quando existe uma parceria com as famílias podemos obter resultados ainda mais positivos. Os diversos espaços em que as crianças irão conhecer os livros já se configuram de maneira diferente, em casa a leitura servirá também como um momento de afeto entre pais e filhos. O cotidiano muitas vezes nos impede de dedicar um momento do nosso dia para estar efetivamente envolvido em uma atividade familiar e a leitura pode ser utilizada como um facilitador destas relações, além de desenvolver outras habilidades.

Para começar o adulto poderá montar com a criança uma pequena biblioteca com os livros que já tem em casa, pegue uma caixa de papelão que poderá ser decorada com desenhos e recortes, depois coloque dentro dela os livros, se você desejar tornar este momento ainda mais lúdico poderá colocar um pedaço de tecido para envolver o livro escolhido no dia da história em família, este é um recurso facilitador para as crianças pequenas.

As histórias escolhidas podem ser contadas caso o adulto à conheça ou poderá seguir o texto real, neste caso por meio da leitura do texto.

É importante que a criança vivencie diversas maneiras de se ler um livro e que ela possa também participar deste momento, mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente, ela poderá ler as imagens, folhear as páginas e criar seus enredos, partilhando com o outro as suas vivências aprendendo a ouvir o que o outro tem a dizer.

 Deixo algumas sugestões de livros para a sua biblioteca e desejo a todos uma divertida leitura em família!

 

De 0 a 1

  • Vamos ajudar o Gildo? Escrito por Silva na Rando, Editora Brinque-book
  • Mamãe, papai... Escrito por Svjetlan Junakovovic, Editora CosacNaify
  • Alto – Escrito por Jez Alborough, Editora Brinque - book
  • É um gato? Escrito por Guido Van Genechten, Editora Gaudí Editorial
  • O livro de surpresas da Ninoca - Escrito por Lucy Cousins, Editora Ática
  • Uma lagarta muito comilona – Escrito por Eric Carle, Editora Ática.

 

De 2 a 3

  • O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado – Escrito por Don e Audrey Wood, Editora Brinque – book
  • O que tem dentro da sua fralda? - Escrito por Guido Van Genechten, Editora Brinque –book
  • Vai embora grande monstro verde – Escrito por Ed Emberley, Editora Brinque –book
  • Tanto, tanto – Escrito por Trish Cooke, Editora ática
  • Clara – Escrito por Silvana Rando e Ilan Brenman, Editora Brinque-book
  • Dez Patinhos – Escrito por Graça Lima, Editora Companhia das Letrinhas

 

De 3 a 4

  • O Caso do Bolinho – Escrito por Tatiana Belinky, Editora Moderna
  • O lenço – Escrito por Patricia Auerbach, Editora Brinque –book
  • Beijo de Bicho – Escrito por Rosangela Lima, Editora Cortez
  • Telefone sem fio – Escrito por Ilan Brenman, Editora Companhia das Letrinhas
  • Vira –lata – Escrito por Stephen Michael King , Editora Brinque-book.

 

Clarice Alimari
Psicomotricista / Psicopedagoga
clarialimari@gmail.com
Tel: (11) 50814440